Abril 19, 2024

UNEBRASIL

Membros Afiliados

São Roque

4 min read
Compartilhe a Verdade

São Roque nasceu na frança no ano de 1295. Com sinal de ser um fervo Cristão, nasceu com uma marca de nascença no peito, uma cruz vermelha. Era de família nobre e devota, diz a historia que sua mãe pedia incessantemente a Nossa Senhora a benção de ter um filho, e veio então a nascer Roque. Criado a base da devoção de seu berço.

Muito cedo Roque vira órfão, e herda uma grande herança de seus pais. Porem como um Cristão educado por sua mãe, Roque desejava viver de forma humilde, inspirando-se em Cristo. Ele então divide seus bens entre os encarecidos, e faz isso e segredo, como ensina o Mestre.

Parte rumo a Roma, aonde vive por três anos em orações no túmulo dos apóstolos.
A cidade de Roma estava amaldiçoada por uma praga, a qual São Roque é vitima. Ele decide ir para a floresta esperar a morte, mas Deus vê nele um caminho. Envia todos os dias um cachorro, que leva pão para alimentar seu corpo. O Senhor então intercede em seu caminho e realiza em Roque um milagre que o tornara santo. Perto de onde se alojava, ele viu nascer uma fonte de agua limpa e cristalina. Ao beber e se lavar nas águas ele sentia a presença do divino, e a cura em suas feridas.

Curado e em vida, ele fora a uma vila perto da floresta aonde se curou, e lá começou a realizar milagres, curando também atreves da fé e interceção do Senhor, os doentes que la estavam.

Caminhando até a Italia através do Espirito Santo, viu a grande mortalidade que cara sobre a cidade, causada por uma peste. Ele sendo um enviado, vai até o hospital para assistir os doentes. Assim que São Roque se fez em presença entre os doentes, a cura se espalhava assim como antes a praga, e logo a cidade inteira havia se curado com a graça de Deus. Ele curou muitos fazendo o sinal da cruz, e assim foi santificado em nome de Jesus.

Ao retornar a sua terra natal, São Roque é preso, pois pensavam que ele era um espião reinos inimigos. Ficou preso por cinco anos e no dia 16 de agosto de 1327, foi encontrado morto na cela. O carcereiro, que era manco por nascença, ficou curado ao tocar no corpo do São Roque com o pé, e ao tirar sua roupa para sepulta-lo, o reconheceram por sua marca de nascença no peito, a cruz vermelha.

Ainda em épocas de pragas, São Roque era lembrado como Santo curador e protetor contra as doenças e parasitas. Pois graças a sua doença, ele encontrou a cura, e através da Fé ele curou os demais.

A imagem de São Roque fala sobre os momentos cruciais em sua vida. O hábito morro representa sua humildade simplicidade. O cajado representa sua vida como andarilho. A cuia representa a fonte de agua limpa pela qual foi saciado. Suas feridas falam sobre seu sofrimento e o cão ao seu lado simboliza a providencia divina.

Oração a São Roque

São Roque, que vos dedicastes com todo o amor aos doentes contagiados pela peste, embora também a tenhais contraído, daí-nos paciência no sofrimento e na dor. São Roque, protegei não só a mim, mas também aos meus irmãos e irmãs, livrando-nos das doenças infecciosas. Por isso, hoje, rezo especialmente por uma pessoa muito querida (dizer o nome da pessoa), para que fique livre do seu mal. Enquanto eu estiver em condições de me dedicar aos meus irmãos, proponho-me ajuda-los em suas reais necessidades, aliviando um pouco o seu sofrimento. São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais e defendei a todos da doenças e do perigos.

Amém.

São Roque, vós que não tomando em conta o perigo do contágio da peste, vos dedicastes, de corpo e alma, ao cuidado dos doentes e Deus, para provar vossa fé e confiança, permitiu que contraísseis a doença, mas que este mesmo Deus, no abandono de vossa cabana, no bosque, por meio de um cão, vos alimentou de um modo milagroso e também milagrosamente vos curou, protegei-me contra as doenças infecciosas, livrai-me do contágio dos bacilos, defendei-me da poluição do ar, da água e dos alimentos. Enquanto eu tiver saúde, vos prometo rezar pelos doentes dos hospitais e fazer o possível para aliviar as dores e os sofrimentos dos enfermos, par imitar a grande caridade que vós tivestes para com os vossos semelhantes. São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais, curai os doentes, defendei os que têm saúde contra o contágio e a poluição.
São Roque, rogai por nós. 

Amém.

Fiquemos cautelosos e cuidadosos com os dias que estão por vir, sejamos alem de pedir a proteção! Pois como diz o Mestre Bob “O Amor também cuida”.

Luz pra nós!

 


Compartilhe a Verdade

21 thoughts on “São Roque

Deixe um comentário

Escola de Lucifer - Unebrasil | Newsphere by AF themes.