Março 4, 2024

UNEBRASIL

Membros Afiliados

Confiança: a “cola” da vida e de todas as nossas relações

4 min read
Compartilhe a Verdade

Confiança: a “cola” da vida e de todas as nossas relações

O Garoto Pastor e o Lobo

Um Jovem Pastor de ovelhas, encarregado que fora de tomar conta de um rebanho perto de um vilarejo, por três ou quatro vezes, fez com que os moradores e os donos dos animais viessem correndo apavorados ao local do pasto, sempre motivados pelos seus desesperados gritos: “Lobo! Lobo!”

E quando eles se aproximavam do local do pastoreio, imaginando que o jovem estava em apuros com o Lobo, lá estava ele sempre a zombar do pavor que todos estavam a sentir.

O Lobo, entretanto, por fim, de fato se aproximou do rebanho. Então, o jovem pastor, agora realmente apavorado, tomado pelo terror e aflição, gritava desesperado:

“Por Favor, venham me ajudar; o Lobo está matando todo o rebanho!”

Mas, dessa vez seus gritos foram em vão, e ninguém mais deu ouvidos aos seus apelos.

Fonte: Fábula de Esopo

Moral da História:

Ninguém acredita em um mentiroso, mesmo quando ele se dispõe a falar a verdade…

Um Homem sem palavra… é sempre um homem sem honra…

Meia mentira e mentira inteira, não existe diferença, ambas são mentiras…

 

A neurociência da confiança

Todas essas sensações são explicadas a nível neurológico por uma série de processos muito específicos e reveladores.

A oxitocina

Assim como nos mostram vários especialistas sobre o tema, a oxitocina seria a verdadeira “cola” das nossas relações sociais. A oxitocina: a que compõe o vínculo da confiança, que nos faz sermos generosos e a que interpreta esses gestos como positivos e enriquecedores.

Dessa maneira, quando o que experimentamos é exatamente o oposto desse tipo de processo, o cérebro o interpreta como uma ameaça, dando lugar, assim, à liberação de cortisol: o hormônio do estresse e da ansiedade.

Oxitocina

O córtex pré-frontal medial

Qualquer processo social ao qual atribuímos um valor positivo estimula imediatamente uma área muito específica: o córtex pré-frontal medial. Essa área do nosso cérebro está relacionada com as recompensas e as emoções positivas. Ao mesmo tempo, também é nessa região que consolidamos muitas das lembranças associadas às nossas relações para tomar decisões com base nelas.

Dessa maneira, algo que foi possível ver é que a qualidade de todos esses processos baseados na sociabilidade positiva constituem um cérebro mais forte, com menos sensação de medo, de incertezas e angústias em relação à vida. No entanto, basta às vezes passar por uma traição

para que parte dessa atividade neurobiológica seja alterada por completo.

Na verdade, as decepções emocionais estimulam as mesmas áreas de dor de quando sofremos uma queimadura na pele. Tudo isso nos leva, sem dúvidas, a concluir que o comportamento pró-social mais sincero e as relações de confiança mais íntimas são essenciais para o nosso bem-estar. Passar pelo contrário significa em muitos casos nos sentirmos deslocados, desconectados da vida durante um tempo determinado…

“Você deve confiar e acreditar nas pessoas, caso contrário a vida se torna impossível.”

A confiança é uma atitude na direção da vida

A confiança é o elo de aço que consolida todas as relações significativas, nas quais as pessoas se presenteiam com as melhores amizades, amores ou relacionamentos, sempre partindo da integridade e da coerência. Poucas dimensões psicológicas são tão vitais, tão nutritivas ao mesmo tempo complexas quanto nos permitirmos confiar em alguém, quanto depositar parte de nós mesmos em outra pessoa.

“É a confiança mútua, mais que o interesse mútuo, o que mantém os grupos humanos unidos.”

A desconfiança nos “desconecta” da vida e nos deixa encurralados em um espaço escuro, ameaçador e nem um pouco confortável.

O erro nunca está em quem confia porque essa é a nossa natureza, porque confiar é uma necessidade instintiva do nosso cérebro. 

O erro, a verdadeira ofensa está em quem trai porque nada é tão ofensivo quanto quebrar os laços sociais em benefício próprio, nada é tão ilógico quanto ir contra um dos princípios mais básicos da humanidade, como a convivência, o respeito pelo grupo e por quem confia em nós.

Árvore com porta misteriosa no tronco

No entanto, há um princípio básico em tudo isso do qual não podemos nos esquecer. Independentemente de como algumas pessoas nos tratam em certos momentos, devemos ser capazes de olhar mais além. É necessário entender que a confiança é uma atitude em direção à vida em geral, não a alguns nomes em específico que um dia nos machucaram. Viver, progredir e crescer implica assumir que, às vezes, há certos riscos, que o que hoje nos parece seguro, amanhã pode ser falível.

A confiança é uma maneira de responder, uma atitude na direção do presente que vai nos permitir chegar a um futuro mais feliz, mais livre, mais completo.

No mundo do erro e em qualquer Torus individual ou coletiva, confiar é alívio e o alívio é tudo o que há, o alívio é Deus.

Acesse:

Escola de Lucifer
Círculo EDL
Unebrasil

Unebrasil.net
Livro Lucifer
Quero Vencer
Congresso Digital

Assista: IMPORTANTE!

Quero Entender   Alquimia da Bicicleta   Como entender a Torus?  O nada de fora é o nada de dentro   Geometria Sagrada  Cubo de Metatron Aula 1: O que é a vida pela alquimia?

Luz pra nós!

 


Compartilhe a Verdade

67 thoughts on “Confiança: a “cola” da vida e de todas as nossas relações

  1. Os ditados populares nós dizem muito o que tá no invonciente coletivo e q faz parte da extrutura da consciência! Ex conquistar a confiança de alguém leva mt tempo e perder é rápido ! Junto tmb ao código luciferiano !

    O post sobre decepção que fiz é quando justamente a confiança é traída! Luz p’ra nós

      1. Então galera, sobre isso um ponto decisivo que não pode ser esquecido é: De vc considerar de confiança somente o Deus quântico ( que tá no “céu” ) e anular o binário ficamos quase na mesma que as pessoas que não entenderam todo o processo. Devemos entender que na medida que entendermos que nós somos o erro pra que Deus se mantenha sendo a acerto que é intocável e limpo através do verbo vivo, percebemos que outros assim como nós tbm transbordaram o coletivo e outros transbordarão e esse é Cristo e seu corpo, entendemos que Deus se manifesta no tempo através desses mesmos que tbm erraram mas agora defende esse erro através da honra e o amor, sendo justos. Assim surge o reino através de pessoas de confiança, incluindo é claro o Rei, que é justamente o transbordar dos justos, dos que compreenderam, sofreram o necessário seja nessa vida ou em outras, mas estão preparados pra defender a honra e o amor. Se ficamos só no quântico a esquizofrenia é garantida. Então é necessário a confiança nas pessoas do Reino, que entregaram suas vidas. Do contrário não tem reino.

      2. Então galera, sobre isso um ponto decisivo que não pode ser esquecido é: Se vc considerar confiança somente o Deus quântico ( que tá no “céu” ) e anular o binário ficamos quase na mesma que as pessoas que não entenderam todo o processo. Devemos entender que na medida que entendermos que nós somos o erro pra que Deus se mantenha sendo o acerto que é intocável e limpo através do Verbo Vivo, percebemos que outros, assim como nós, tbm transbordaram o coletivo e outros transbordarão e esse é Cristo e seu corpo, entendemos que Deus se manifesta no tempo através desses mesmos que tbm erraram, mas agora defendem esse erro através da honra e do amor, sendo justos. Assim surge o reino através de pessoas de confiança, incluindo, é claro, o Rei, que é justamente o transbordar dos justos, dos que compreenderam, sofreram o necessário, seja nessa vida ou em outras, mas estão preparados pra defender a honra e o amor. Se ficamos só no quântico a esquizofrenia é garantida. Então é necessário a confiança nas pessoas do Reino, que entregaram suas vidas. Do contrário não tem reino. E é disso que se trata esse post. Luz p’ra nós 🍎

  2. Nossa se vc pegar o arquétipo de mercurio gêmeos.. eu sou mto isso aí no escuro e no claro dele. Então a mentira mtaa mentiraa era oque eu mais fazia. Minha superficialidade e egocentrismo me fez ser colega de td mundo e amigo de ninguém mto cedo, mas eu era um bom mentiroso mas um caçador de mentiroso tb, eu vi Amigos verdadeiros e sinceros um dia e corri atrás disso, mudei minha vida buscando o caminho de ser verdadeiro, sincero, honesto, justo, buscando autenticidade emocional ser qm eu era. Aí eu andava na rua nem bom dia vc recebia pq eu tentava ser pra mim sem ligar pros outros kkk. Ai eu fiquei mto longe de mim, tipo o avesso tlg, andando na rua igual um bixo. Mas aprendi bastante criei raizes.
    E hj sei a importância de n mentir, eu sou mais feliz sendo um livro aberto, tomo mto cuidado cm a mentira, e com minha vaidade.

  3. Ótimo post irmã! A confiança de fato é tudo, é o caminho da Vida. E ‘o erro nunca está em quem confia’ mas em quem trai, mente… Que está condenando a si mesmo, pois a justiça é clara. E o traído pode estar indo para o ‘Alivio’ ao contrário, de quem traiu.

    Viver no contrário de ‘Confiar’ seria viver ‘tremendo’ de receio, tanto como alguém com frio rs. É sair dos trilhos da vida. Que exige confiança, e junto a isto: Coragem. Um desafio de fato. E de fato é melhor tremer estando neste trilho, do que tremer não estando.
    É um desafio da vida, porque a vida é movimento, é um jogo firme o bastante para você não usar ‘hack’ querendo ‘dominar o amanhã’ sabendo de tudo. A firmeza e graça deste jogo está no movimentar, e o estagnar, uma hora quem tentar, irá sentir o que é. Enfim, tenhamos Confiança e Coragem para Confiar – Como Deus permitir! Luz p’ra nós!

  4. Depois de conhecer a EDL, agora sinto verdadeiramente que tenho pessoas em que eu possa confiar, pois todos estão em busca da verdade mesmo tento perspectivas diferentes, é quase impossível viver em um mundo onde se desconfia de tudo e de todos, como se a todo momento algum perigo, alguma traição estará a espreita, este é o mundo do erro e este já esta ficando para tras. Luz p’ra nós!

  5. A confiança é mesmo a chave de tudo, e no mundo do erro está cada vez mais dificíl deposita la nos outros. É muito necessário mesmo sentir no coração e ter clareza na mente. Até porque precisamos de pessoas na construção! Luz p’ra nós

Deixe um comentário

Escola de Lucifer - Unebrasil | Newsphere by AF themes.